terça-feira, 7 de julho de 2009

Carro branco, nem pensar!

A tirania do preto, prata e cinza invadiu as revendas de veículos em todo o Brasil. O Ford T, modelo criado por Henry Ford para diminuir os custos na escala de produção, só era fabricado na cor preta. Recentemente, estive em uma revenda Hyundai em Salvador e fiquei surpreso com o leque de cores do novo hatch i30: preta ou prata.

E se o futuro dono quiser o veículo em outra tonalidade? A resposta? É um tremendo não! A alegação do gerente da loja é que fica mais fácil o consumidor decidir pelo i30 com carroceria pintada na cor preta ou prata.

Na semana passada, fiz uma pesquisa simples em revendas VW, Fiat e Renault. Fui pessoalmente e pedi um carro na cor branca. E, independentemente do modelo escolhido por mim, tive de ouvir que seria mais fácil e rápido ter um veículo preto. Insisti que queria o carro branco e, mais uma vez, o vendedor afirmou que só teria o veículo na cor desejada em um prazo de 60 dias.

O argumento dos três vendedores foi o seguinte: poucas pessoas pedem um veículo branco, já que é a cor usada pela frota de táxis na capital baiana. Eles argumentaram que um carro branco iria ser confundido com um táxi e, por conta disso, seria menos valorizado na hora da revenda.

Carro branco na pronta entrega nem pensar. É bom lembrar que um veículo na cor branca é mais barato. No mundo dos carros, as cores podem indicar o estilo de quem dirige. Para mim, modelos esportivos devem ser vermelho ou amarelo. Os veículos mais clássicos ficam mais vistosos na cor preta. Já os carros conceitos têm sido apresentados na cor branca.

A tonalidade dos veículos muda de acordo com a preferência do dono. Os americanos compram mais carros brancos. Nos países europeus, o preto predomina. No Brasil, por exemplo, o domínio é dos veículos de cor prata. Além disso, segundo pesquisas de entidades ambientalistas da Califórnia, Estados Unidos, carros com a carroceria pintada de preto absorvem maior quantidade de calor, o que faz com que seus ocupantes usem mais o ar-condicionado. O uso do equipamento, por sua vez, gera maior quantidade de gases poluentes, por conta do maior esforço do motor. Na prática, um carro branco é ecologicamente correto.

O ator Arnold Schwarzenegger, hoje governador da Califórnia, já iniciou a sua luta contra o preto. O político quer proibir a cor preta nos carros para evitar a queima desnecessária de combustível, o que aumenta a emissão de gases de efeito estufa. Por mim, os carros seriam brancos ou em tonalidades mais tropicais, como vermelho, amarelo, verde e laranja.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei Roberto, meu nome é Adriana e sonho com um carro branco a um tempão. Recentemente, por sorte ou destino, consegui! Ele é lindo, e tô super satisfeita. E agora, com sua piblicação, tô tmb... ecologicamente correta.

Abs,