Em tempos de crise financeira global, é impossível deixar de lado as avaliações dos balanços de vendas de veículos no Brasil. A Bahia é hoje o principal mercado de carros novos das regiões Norte e Nordeste do País e, mesmo assim, ainda tem montadora que torce o nariz e até dispensa as ações de marketing regionais que garantem o quinhão pelas bandas de cá.
Na Bahia, em média são comercializadas entre 8,5 mil e 9 mil unidades (carros de passeio e comerciais leves) por mês, o que pode ser considerado pouco ao comparar este montante com os números de mercados como os de São Paulo e Rio de Janeiro.
As multinacionais, no entanto, investem alto em estudos e pesquisas que procuram entender melhor o perfil e o comportamento dos consumidores e, principalmente, dos mercados onde elas se encontram. Cada mercado tem o seu consumidor, e cada consumidor vai procurar um produto, um veículo, que atenda as suas necessidades.
Considero que cada mercado deveria ser tratado de acordo com o perfil do consumidor local. É bom lembrar que já está na hora dos fabricantes de veículos começarem a dar um tratamento especial aos mercados emergentes do Brasil. Isso tem ocorrido em uma esfera mundial e, por conta das estratégias regionais, países como a China, Índia, Rússia e o Brasil possuem veículos e estratégias diferenciadas de vendas que se encaixam no gosto e no bolso destes consumidores.
Para mim, fica a impressão de que nem parece que os cerca de 9 mil veículos comprados pelos consumidores baianos fazem tanta diferença para fechar os balanços de vendas mensais e, por fim, anuais dos fabricantes de veículos instalados no Brasil.
Ainda hoje são poucas as ações de marketing e de vendas, como a realizada pela Chevrolet do Brasil que incluiu 15 praças distintas, explorando as peculiaridades de cada região – a Bahia, por exemplo, teve filmes exclusivos sobre promoções de veículos da marca no fim do ano passado – no Brasil.
Quem pretender se dar bem em um país como o nosso, deve saber lidar com as diferenças regionais. Assim, fica mais fácil perceber que, em um determinado local, vendem-se mais modelos compactos, veículos na cor branca ou vermelha ou carros equipados com sistema de ar condicionado, por exemplo.
No primeiro mês de 2009, a Fiat saiu na frente na Bahia e emplacou 714 unidades do Uno Mille, que desbancou o compacto Gol, com 648 veículos –, veículo campeão de vendas há mais de duas décadas no mercado brasileiro. Na lista do Top 10 da Bahia, o Palio ficou em terceiro lugar (567). Em janeiro, o Corsa sedã (463), Celta (312) e o Fiesta hatch (382) ficaram em quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente. O Ford Ka registrou 387 emplacamentos, seguido do Siena (324), Corsa hatch (324) e Palio Weekend (180).