quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pirelli volta ao Circo da Fórmula 1

Depois de anos tendo a Bridgestone como fornecedora oficial, o Circo da Fórmula 1 ganha um novo parceiro. A partir de 2011, a Pirelli irá ser a única marca de pneus nos carros alinhados no Grid de Largada da F1.

A Pirelli fechou acordo para um período de três anos (2011-2013) do Campeonato Mundial de Fórmula 1. A FIA (Fédération Internationale de l’Automobile), as equipes, representadas pela entidade organizadora FOTA (Formula One Teams Association) e a Fórmula 1, representada pela FOM (Formula One Management), escolheram a Pirelli como a fornecedora exclusiva de pneus com base nas propostas específicas apresentadas pela empresa com o objetivo de garantir a equivalência técnica e operacional para os pilotos do campeonato.

O acordo comercial garante que a Pirelli fornecerá para as equipes seis diferentes tipos de pneus: quatro slicks (lisos), com compostos diferentes para vários tipos de superfícies secas; um pneu para chuva; e outro pneu intermediário para tempo úmido ou chuva fraca.

O retorno da Pirelli à Fórmula 1 também visa o futuro. Isso serve para a marca investir mais em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para pneus.

A Pirelli vai fornecer também os pneus para a GP2 World Series – conhecida categoria de acesso para a Fórmula 1 – entre os anos 2011-2013.

Atualmente, a Pirelli é fornecedora exclusiva para alguns dos mais importantes campeonatos mundiais, tanto para carros quanto para motos, como a GP3, o Campeonato Mundial de Rally (WRC), o Rolex Sports Car Series da América do Norte, o Campeonato Mundial de Superbike (WSBK) e o Campeonato Mundial de Motocross. Além disso, a Pirelli também fornece para mais de 70 campeonatos nacionais e internacionais. A última vitória conquistada pela Pirelli em um Grande Prix foi o Grande Prêmio do Canadá de 1991, com Nelson Piquet pilotando uma Benetton.