terça-feira, 11 de agosto de 2009

Medida de segurança

Os soteropolitanos iniciaram a semana com um movimento grevista da Polícia Militar na Bahia. No fim de semana, o síndico do prédio onde moro teve o seu Fiat Siena 2008 1.4 Flex roubado. A vizinha de minha mãe perdeu um Volkswagen Gol G4 2007 1.0.

Há um provérbio popular que diz "quem tem um não tem nenhum". Em Salvador e em outras capitais brasileiras, ter apenas o seguro do veículo não é mais tão vantajoso. Muitos donos de veículos têm mandado instalar um aparelho de GPS (sistema de posicionamento global), a fim de fazer o monitoramento e o rastreamento do carro em caso de furto ou roubo.

Em Salvador, Gol, Palio e Uno Mille encabeçam a lista dos veículos mais roubados e furtados. Por conta disso, há opções de dispositivos de segurança mais baratos. Os mais usados são as travas de câmbio e os alarmes com trava das portas vendidos em lojas e revendas de veículos. Além da contratação do seguro do veículo, uma legião de donos de carros vem reforçando a segurança instalando dispositivos antifurto e até equipamentos mais sofisticados.

Este ano, as montadoras de veículos conseguiram derrubar a obrigatoriedade de instalação de rastreadores acoplados a bloqueadores nos veículos saídos de fábrica, como previa a Resolução 245/07 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A medida poderia servir para coibir o crescimento do furto e do roubo de veículos em todo o Brasil – na capital baiana, por exemplo, foram furtados e roubados 2.051 veículos no primeiro semestre de 2009, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Por conta disso, a oferta de empresas de monitoramento de veículos via satélite – Global tech, Sascar, Graber, Lojack, Traker Monitor Plus, Teletrim, Prima Sat, Guarone, entre outras – tem crescido. Geralmente, o GPS com serviço de rastreamento com bloqueio do veículo tem sido ofertado em regime de comodato (empréstimo) nos contratos de seguro. Um serviço mais completo inclui o aparelho de GPS (Sistema Posicionamento Global) ao rastreador.

O dono do carro faz o seguro e recebe a opção de incluir o GPS no veículo, desde que pague o valor da mensalidade do monitoramento -entre R$ 100 e R$ 150 ao mês. Na Europa, alguns modelos de marcas premium já saem de fábrica com aparelho de GPS, acoplado ao painel, e de rastreamento com bloqueio do veículo, deixando a opção para o dono contratar ou não o serviço de monitoramento.

No Brasil, a lei caiu e quem tem carro deve redrobrar a atenção na hora de sair do estacionamento, supermercados ou shoppings centers. Ficar parado dentro do carro em frente à escola do filho nem pensar. É melhor verificar quem está por perto, parando o veículo em um local mais movimentado e sair do automóvel. Esta sim é uma medida de segurança