O ano de 2009 começou igual ao fim de 2008 para o setor de usados. O pacote anticrise do governo federal – que reduziu a alíquota do IPI para carros com motor até 2.0 – funcionou como uma ducha de água fria na cabeça dos lojistas de seminovos. Não restam dúvidas de que a ação foi imediata para auxiliar os fabricantes de veículos, porém o governo e os agentes financeiros deixaram de fora a opção da compra do carro com dois anos de uso.
Na última sexta-feira, 13, o pesadelo dos donos de lojas de usados ganhou contornos menos tensos. A Nossa Caixa, instituição financeira do Estado de São Paulo, anunciou que a linha de crédito de R$ 4 bilhões, liberada desde o mês de novembro do ano passado para o setor de novos, foi estendida para a compra de carros usados. Na verdade, a decisão é acertada, mas chegou um pouco atrasada.
Sem se beneficiar dos incentivos fiscais e de linhas de crédito de financiamento dos bancos, as lojas de usados amargaram um trimestre de prejuízos. A falta de crédito no setor de usados empurrou facilmente os consumidores para as revendas de carros zero. Com isso, houve uma enxurrada de demissões e até o fechamento de inúmeras lojas de seminovos em todo o Brasil.
Os consumidores são os mais beneficiados. Agora, eles já podem usar o crédito – os planos de 48 meses possuem taxa média de juros 1.4% ao mês - para comprar carros usados. É bom lembrar que a medida é restrita apenas ao Estado de São Paulo, o que é preocupante. Outros estados brasileiros, especialmente os das regiões Norte e Nordeste, ainda não agiram com ações pontuais para minimizar os efeitos devastadores da crise financeira mundial em setores da economia, como o automotivo.
No ápice da crise, em novembro do ano passado, os lojistas baianos já demonstravam uma enorme preocupação com o aumento das restrições no financiamento e a falta de linha de crédito para a compra dos carros usados. Na época, cogitava-se que pelo menos 20% das 500 lojas do setor de usados em Salvador deveriam lacrar as suas portas. Hoje, a situação não é tão boa. O preço do carro usado despencou e, no momento, quem não depende de financiamento para comprar um veículo vai escolher um modelo zero km.
Os descontos são de R$ 3 mil até R$ 5 mil. Exemplo disso é o preço de um Fiat Siena, modelo 2007 com kit Celebration. Em agosto, o veículo era vendido por R$ 25 mil. Na semana passada, o mesmo carro foi cotado em R$ 21 mil. Esta é a hora de comprar carro usado.