domingo, 28 de julho de 2013

Domingo é dia de analisar ficha técnica de carros


O domingo geralmente é dia dedicado ao lazer, certo? Errado. Para quem é jornalista, não há feriados, fins de semana nem, tampouco, dias santos, dedicados a liturgia, as orações. Longe dos dogmas defendidos pelo Papa Francisco nestes dias de Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, deparei-me com um catatal de fichas técnicas, informações sobre torque e potência, equipamentos de série e versões com ou sem opcionais de mais de 100 veículos vendidos no mercado nacional.

A lição de casa ou, digamos, a lição automotiva serve de base para um trabalho aprofundado e narrativo sobre dezenas de modelos, nacionais e importados, de marcas variadas que faço aqui em Salvador.

No frigir dos ovos, escrever textos de carros já faz parte da minha rotina diária ao longo dos últimos 11 anos - período em que estou na labuta da cobertura da indústria automotiva. Porém, o exercício desta vez está longe de analisar o pacote de equipamentos de série e as variantes entre uma versão e outra de um mesmo modelo para realizar posteriormente uma avaliação criteriosa e comparativa entre veículos da mesma categoria.

Neste caso, o olhar é sem crítica e, por isso, mais rigoroso, já que o foco é avaliar as qualidades e mostrar alguns detalhes e nuances que podem facilitar a vida do leitor/consumidor de carro no momento da escolha/compra de um modelo entre os vários veículos do mesmo segmento. Desta vez, o trabalho é dos mais duros, bem mais narrativo e menos crítico sobre os veículos dispostos na minha lista de 118 modelos dos segmentos dos hatchs, sedãs, minivans, utilitários esportivos, crossovers, picapes leves e médias, além de caminhões com configurações diferentes e para fins de transporte de carga.

Na prática, estou aproveitando ao máximo este exercício. Pelo menos, uma vez ao dia paro, faço pesquisas nos sites oficiais das montadoras de veículos e analiso as fichas técnicas, especialmente as que constam as informações sobre as versões e as listagens de equipamentos de série e os opcionais incluídos em cada uma das configurações do mesmo modelo.

E mais: tenho que excluir toda a minha carga crítica dos textos para oferecer apenas as informações mais relevantes sobre cada um dos mais de 100 modelos de categorias variadas. Todos devem ser entregues em um mês - acho que irei estourar o prazo em 15 dias a mais.