sexta-feira, 21 de junho de 2013

Buenos Aires mostra sua força

Até o domingo, dia 30 de junho, a Argentina respira automóvel. É a 6ª edição do Salão do Automóvel de Buenos Aires, realizada no La Rural, o centro de exposições no tradicional bairro de Palermo.

Este ano a Argentina tem pretensões mais ousadas. Hoje, é o segundo maior mercado de veículos da América do Sul, com previsão de vendas de um milhão de unidades em 2013. Assim, consolida-se e faz dobradinha com o Brasil, maior mercado de carros na América do Sul e quarto no mundo.



No dia dedicado à imprensa, a feira teve como grande vedete o novo 208, hatch da Peugeot que já é vendido no Brasil e que chegará em versão esportiva, a GTi, no começo de 2014 no Brasil.
Hoje, o mercado argentino vem se recuperando e é um parceiro comercial forte do Brasil. Procurando fazer a dobradinha semelhante ao que é realizado atualmente entre os salões europeus de Paris e Frankfurt - que ocorrem em anos diferentes -, o evento de Buenos Aires complementa o Salão Internacional de São Paulo, promovido em anos pares.

As principais fabricantes de automóveis marcam presença e destacam seus produtos para conquistar o complicado mercado argentino e, especialmente, o de outros países como o Brasil. As francesas Peugeot, Renault e Citroën brigam forte pelos holofotes e garantiram grandes prévias para o público. Somente para citar alguns exemplos, as apresentações mais concorridas foram as do Peugeot 208, Renaut Megane hatch com sua versão esportiva RS e o novíssimo Citroën C4 Lounge, o substituto do sedã Pallas.

A Peugeot, por exemplo, usa boa parte do espaço em seu amplo estande para destacar as várias vertentes do hatch 208. O modelo chega em agosto ao mercado argentino já com sua versão esportiva GTi com o potente motor 1.6 turbo gasolina, de 200 cv, e transmissão manual. Usando a mesma mecânica, a marca francesa revelou também o esportivo RCZ, que ganhou novos contornos na carroceria e mais charme para garantir suas vendas no mercado argentino. Por sinal, o novo RCZ terá lançamento em agosto no Brasil.

Para os brasileiros será ofertado o RCZ com motor 1.6 THP de 165 cv e câmbio automático de seis velocidades. Este conjunto motriz também equipa o esportivo GTi que será comercializado somente em 2014 no Brasil.

Foto: Felipe Boutros