quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ford Ka eleito Carro do Ano 2015


O novo Ford Ka, carro desenvolvido e produzido em Camaçari (Bahia), foi o grande vencedor da 48ª edição do Carro do Ano 2015, considerada a maior premiação da indústria automotiva da América Latina. Organizada pela revista Auto Esporte/Editora Globo, a eleição é feita por um seleto grupo de jornalistas especializados e engenheiros, que avaliaram os modelos lançados no Brasil e, assim, indicaram os melhores projetos de engenharia e do mercado nacional.
O jornalista Roberto Nunes, editor do caderno Classiautos, Motos & Náutica/Jornal A TARDE, é o único profissional especializado das regiões Norte e Nordeste do Brasil que faz parte do corpo de jurados do prêmio Carro do Ano.
Além da Ford - que abocanhou a principal estatueta da festa -, a fabricante alemã Audi conseguiu também se posicionar bem e se destacou no segmento premium, sendo destaque nas categorias Carro Premium - com o sedã esportivo S3 - e Utilitário Premium - com o também apimentado RSQ3.

A Volkswagen venceu na categoria Picape do ano com a versão Saveiro de Cabine Dupla. Na categoria Utilitário do Ano, a Peugeot foi a grande vencedora com o 3008 (reestilizado).

Veja os premiados do Carro do Ano 2015

Hall da Fama - Anísio Campos
Executivo do Ano - Willian Lee, presidente da Hyundai
Site do Ano - Citroën
Carro Verde - Honda Fit
Publicidade do Ano - Fiat Uno - Agência Leo Burnett Tailor Made foi a vencedora na categoria Publicidade do Ano com a campanha publicitária Novo Uno 2015, da Fiat
Motor acima de 2.0 - Chevrolet S10 2.5 flex
Motor até 2.0 - Ford Ka - 1.l0 flex, de três cilindros
Utilitário do Ano - Peugeot 3008 (reestilizado)
Utilitário Premium do Ano - Audi RSQ3
Picape do Ano - Volkswagen Saveiro CD
Carro Premium do Ano - Audi S3
Carro do Ano 2015 - Ford Ka

Leia a coluna AutoBrasil


Com uma capacidade produtiva de 4,5 milhões de veículos, o Brasil pisou literalmente no freio. Em 2014, as vendas de carros zero km devem atingir a marca de 3,4 milhoes de unidades – uma queda de 8% em relação ao ano passado. Na crise, nada melhor do que encontrar novos horizontes. Na última sexta-feira, Luiz Moan, presidente da toda poderosa Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), fez a palestra de encerramento do 3º Congresso FENAUTO (Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores), na Costa do Sauípe. 

Os lojistas de usados estão com a conta no azul, comemorando o crescimento de 6,7% dos negócios em todo o País. Otimista, o presidente da Anfavea espera também uma recuperação no segmento dos carros zero km. “O ano de 2015 será melhor do que 2014, que teve na sua conta muitos feriados, manifestações e a Copa do Mundo”, pondera Moan. Além disso, o executivo adianta que já há sinais de recuperação. A oferta de crédito voltou e os bancos já implantaram a nova modalidade de financiamento bancário, que permite a retomada do carro mais rapidamente de quem atrasa o pagamento. Isso, na opinião de Moan, é a “chave” para futuros  empréstimos com mais facilidade.

Palio desbanca Gol e é o novo líder no Brasil 

Depois de longos 27 anos com o hatch Gol na liderança, a Volkswagen deve mesmo perder o trono no Brasil. Mês a mês, o Fiat Palio tem conquistado seu espaço entre os brasileiros e, em novembro, conseguiu a tão desejada primeira colocação no acumulado de vendas em 2014. No mês passado, o Palio chegou a 160.784 emplacamentos, tirando assim a liderança do Gol (159.207 unidades). Em novembro, chegou a 15.399 unidades  contra as 12.029 do hatch da Volks – uma diferença de 3.370 carros pró Palio. Entre os argumentos da perda de terreno do Gol, está a aposentadoria da versão G4, modelo com maior volume. Do lado da Fiat, a manutenção da versão de entrada Fire garantiu a diferença de vendas do Palio.


Ford ganha quatro prêmios na Abiauto

A Ford foi a grande vencedora da 16ª edição do Prêmio Abiauto. Este ano, o júri de jornalistas especializados elegeu dois produtos da Ford, entre os quais o Ka - com as escolhas de Carro Compacto, Carro Nacional e Imprensa Automotiva - e o Fusion Hybrid (Carro Verde). Já a Volks ganhou com a Saveiro, eleita a melhor picape, e os motores Diesel (Amarok) e 1.0 de três cilindros (up!).
Vencedores do Prêmio Abiauto 2014
Motor 1.0 a 1.5 VW 1.0, de três cilindros, do up! Motor 1.4 a 2.5 Audi 1.4 Turbo Motor acima de 2.5 BMW 2.5 Turbo Flex Motor Diesel VW 2.0 da Amarok Carro Verde Ford Fusion Hybrid Carro Verde Ford Fusion Hybrid Carro Compacto Ford Ka Minivan Honda Fit SUV MB GLA Picape VW Saveiro Carro Nacional e Imprensa Automotiva Ford Ka Ação de Responsabilidade Social Foison Solidário

Aceleradas...
Lounge de motor flex
A Citroën oferece uma nova motorização para a versão C4 Lounge THP. Agora, o motor THP é flex, de 173 cv (etanol). A marca inclui um moderno câmbio automático sequencial de 6 marchas (Aisin AT6). Preço: a partir de R$ 78.790.
Placa Mercosul
A partir de 2016, os carros no Brasil e no Mercosul (Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) terão uma placa única. Assim, o bancos de dados dos 5 países será unificado.