terça-feira, 14 de abril de 2009

Itens de segurança e de luxo

A segurança está em segundo plano no Brasil. A indústria automotiva nacional já fez 50 anos e somente, agora, as montadoras instaladas por aqui devem produzir veículos com airbag para motorista e sistema de freios ABS.

O que mais me impressionou nesta decisão dos dirigentes do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) foi a tremenda derrapada: eles trocaram um item de segurança ativa, o sistema de freios ABS, por um de segurança passiva, o airbag, ao tornar primeiro obrigatório o uso da bolsa inflável nos carros nacionais. Não é à toa que o órgão teve de fazer um remendo quase que imediato e anunciou, no fim do mês passado, que parte dos carros fabricados no País terá também como item obrigatório o sistema antibloqueio de frenagem, o ABS.

Por aqui, carro de entrada com ABS ou airbag de série só a partir de 2010. No máximo, uma ou outra montadora pode antecipar-se à obrigatoriedade para conquistar o cliente em campanhas de marketing que valorizem a segurança. De quebra, vai usar a publicadade de ter sido a primeira montadora do Brasil a incluir item de segurança ativa ou passiva na lista de equipamentos de série em modelos de baixo custo.

É bom lembrar que esta demora das montadoras de oferecer equipamentos de segurança nos carros nacionais é um reflexo também do perfil do brasileiro. Entre o sistema de ar-condicionado e o ABS, a escolha pende mais para o componente de conforto. Na verdade, o brasileiro ainda opta por itens de conforto e estética (pneus esportivos, som com MP3 e banco em couro, por exemplo).

No Brasil, nenhum dos carros de passeio de entrada oferece as bolsas infláveis ou o sistema de freios ABS de série e, na maioria, nem como opcional. Na prática, quem deseja um dos dois sistemas termina pagando ou comprando modelos do segmento intermediário, que já disponibilizam airbag e freios ABS de série. Além disso, incorporar as bolsas infláveis no volante de uma VW Kombi, por exemplo, poderia ser um investimento muito alto para a montadora e aí só facilitaria a tão anunciada aposentadoria da Velha Senhora da Volks.

Nos países europeus, o uso obrigatório de monitores eletrônicos de pressão dos pneus dos carros deve estar valendo a partir de 2012. Dispositivos de segurança como airbag e sistema de freios ABS são obrigatórios há quase 30 anos nos Estados Unidos, Japão e nos países europeus. Infelizmente, item de segurança por aqui ainda é luxo.

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