sexta-feira, 7 de junho de 2013
Exercício na apresentação do Volvo V40 quase causa acidente
A Volvo apresentou o novo V40, hatch premium que chega ao mercado brasileiro com o carimbo de ser o "carro mais seguro do mundo". Mas, a segurança pode ir por água abaixo, caso o motorista queira ser um piloto de testes e não siga corretamente as regrinhas básicas de segurança automotiva.
E não é que a apresentação do Volvo V40 quase deu chabú - expressão usada nas festas juninas para bombas que não explodem. No caso, a explosão houve e causou um susto danado entre os jornalistas presentes ao evento de lançamento do hatch premium V40.
De maneira inesperada, o V40 teve seu airbag para pedestre estourado em uma batida frontal no teste de simulação para a avaliação do sistema que freia automaticamente o carro, caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão. A situação, segundo a equipe técnica da Volvo, não estava prevista e somente ocorreu porque o condutor não cumpriu a regrinha básica de segurança.
O exercício com o dispositivo que freia o carro automaticamente deveria ter sido feito com o motorista trafegando em uma velocidade de até 15 km/hora no estacionamento de um hotel de cinco estrelas em Vitória, Espírito Santo. Na prática, o condutor ultrapassou, e muito, a velocidade indicada para a realização do teste de frenagem, atingindo uma velocidade de 55 km/hora em um ambiente fechado, o estacionamento do hotel, e com um grupo de pessoas bem próximas ao local do exercício. Assim, o V40 bateu forte contra uma barreira fixa e acabou com a avaliação inicial e, principalmente, com o carro, que teve o conjunto frontal totalmente destruído com o acionamento do airbag para pedestre (localizado entre o capô e o vidro frontal).
No melhor das hipóteses, mostrou que o airbag para pedestre realmente funciona. Mas, a Volvo ficou devendo o exercício proposto que garante a segurança do pedestre, antes mesmo deste ser atropelado. E mais: esqueceu da tão propalada segurança. Por sorte, o atropelo foi em uma barreira fixa e não atingiu nenhum dos colegas jornalistas, muitos destes bem próximos ou mesmo na parte da frente da barreira.
O susto no lançamento do Volvo V40 foi grande, e o resultado poderia ser além dos simples comentários ou análises mais firmes dos colegas jornalistas. Na próxima vez, é bom colocar um piloto de teste profissional. Amadorismos em apresentações sérias podem causar acidentes, e acredito que não são estes os ensinamentos das regras de segurança automotiva da Volvo Cars. Nada como um carro seguro. Mas ficou a lição.
V40, o mais seguro
O hatch premium V40 chega em versão única Dynamic com motor 2.0 turbo, de 180 cv, câmbio automático de seis velocidades e sistema Start/Stop. Será vendido por a partir de R$ 115.950, e salta para R$ 152.950 com os três pacotes de opcionais (Sport, High Tech e Safety). Com o inédito airbag para pedestre, custa R$ 130.950, são R$ 15 mil a mais.
O pacote Sport sai por R$ 12 mil e oferece teto solar, rodas de 18” e faróis de xenon adaptativos. Já o High Tech custa R$ 10 mil e inclui navegador GPS e leitor de DVD, assistente de estacionamento e câmera de estacionamento. Mas, a grande vedete no V40 é o pacote de segurança (R$ 15 mil). Com ele, fica mais simples e fácil dirigir, já que o hatch da Volvo incorpora o airbag de pedestre e sistemas de ponto cego, alerta ao condutor, detector de pedestre, alerta de tráfego lateral, leitura de placas de sinalização e o piloto automático adaptativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário