O processo de produção industrial requer inúmeros cuidados e procedimentos de segurança em todas as etapas. Na indústria automotiva, as montadoras de veículos têm amargado dias dos mais complicados, e por unanimidade já reconheceram erros no processo de produção de carros.
O recall é uma mea culpa. Ao perceberem que há riscos de acidentes por conta de um componente com problema de fabricação, o recall é logo anunciado.
Nos últimos dois meses, a japonesa Toyota reconheceu os problemas ocorridos no acelerador do sedã Corolla, iniciando um dos maiores recall da história da indústria automotiva mundial: foram 8,5 milhões de veículos nos EUA, na Europa, no Canadá e na China com problemas no acelerador (travamento do pedal ou problemas com o tapete) ou no freio.
Por aqui, o staff brasileiro garantiu, durante o lançamento da versão com motor dois litros flex do Corolla, que o modelo brasileiro estava fora da lista, já que o componente nacional era totalmente diferente e de outro fornecedor. Porém, o Procon de Minas Gerais decidiu proibir a venda do Toyota Corolla, a partir de hoje (22/04/2010).
Segundo matéria publicada na Agência Folha, “a Toyota não poderá vender a partir de hoje o modelo Corolla em todo o território de Minas Gerais. A proibição é uma decisão administrativa do Procon estadual, vinculado ao Ministério Público de Minas. A medida tem relação com os casos de consumidores de Belo Horizonte que tiveram problemas de aceleração repentina e involuntária do Corolla automático. Nos acidentes registrados, em um deles houve perda total do veículo e a condutora sofreu ferimentos leves”.
Ainda de acordo com matéria do jornalista Paulo Peixoto (Agência Folha), “os concessionárias Toyota também apontaram o tapete como causa, segundo o processo: O tapete estava solto, sem as presilhas de fábrica necessárias à sua fixação no assoalho, deslizando até o pedal do acelerador e, assim, comprometendo o seu funcionamento. A suspensão da venda é até que a Toyota adote medidas de substituição dos tapetes dos veículos Corolla novos e usados, independentemente do ano, “por produtos seguros e com recurso que impossibilite a utilização, no veículo, de tapetes não originais, sem as especificações do fabricante”.
Agora, é aguardar. Por enquanto, nenhum proprietário de Corolla apresentou qualquer tipo de reclamação na Bahia.
Em seguida, a Toyota lançou um comunicado no Brasil.
Em resposta aos consumidores da marca e, em especial, do sedã Corolla, a Toyota enviou o seu pronunciamento sobre a Decisão Administrativa Cautelar do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – PROCON/MG -de proibir a comecialização do veículo em Minas Gerais.
Leia na íntegra:
Com relação à decisão do Ministério Público de Minas Gerais de suspender as vendas do modelo Toyota Corolla naquele Estado, a Toyota esclarece:
1) A campanha de recall do pedal do acelerador anunciada pelas afiliadas da Toyota Motor Corporation não afeta os modelos vendidos no mercado brasileiro. Os componentes dos modelos usados nas regiões atingidas pelo recall são diferentes dos componentes usados nos veículos Toyota vendidos no Brasil.
2) A decisão do Ministério Público de Minas Gerais é baseada em alguns casos de aceleração involuntária reportados por clientes. Após análise desses casos, a Toyota identificou que o retorno do pedal do acelerador foi afetado pelo mau posicionamento ou instalação incorreta do tapete do motorista, assim como pelo uso de tapetes não genuínos, incompatíveis com o projeto do veículo.
3) A Toyota do Brasil reconhece e lamenta o registro destes casos com o modelo Corolla 2009, lançado em abril de 2008, e fundamentada em intensas avaliações assegura que:A) Os veículos Corolla não apresentam qualquer defeito que possa vir a causar aceleração involuntária;B) Os tapetes genuínos Toyota foram projetados para assegurar perfeita montagem no veículo e desde que instalados corretamente não apresentam possibilidade de interferir no movimento do pedal.4) Neste sentido, a Toyota do Brasil respeita, mas não concorda com a decisão de suspender as vendas do Corolla no Estado de Minas Gerais e tomará as medidas necessárias que preservem seus direitos.
A Toyota mantém-se empenhada juntamente com as autoridades competentes no completo esclarecimento e orientação ao público consumidor.
Toyota do Brasil
Assessoria de Imprensa
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