Esta semana fiquei na expectativa de ter um novo assunto para escrever, já que as últimas colunas foram sobre a crise financeira mundial e as repercussões da possibilidade ou não do governo federal prorrogar por mais um período a redução do IPI (imposto sobre produtos industrializados) para carros com motor até dois litros no Brasil.
O governo anunciou nesta segunda-feira o que já estava acordado com a indústria automotiva brasileira, que não poderia perder os últimos dias das promoções do IPI reduzido e, por conta disso, preferiu segurar a boa notícia para o fim do período do benefício. Agora, são mais três meses de IPI reduzido.
Quem tem algumas reservas pode aproveitar o bom momento para garantir o seu zero km com descontos que chegam a até R$ 6 mil, a depender do modelo e do preço do veículo.Desta vez, o pacote anticrise incluiu a redução do IPI para alguns produtos em várias áreas da economia brasileira.
No setor de carros de passeio,a alíquota continua zerada para modelos com motor 1.0, por exemplo. Quem quiser comprar um carro com motor de mil clindradas vai etr o desconto de 7% no preço final. Issso quer dizer que as revendas devem repassar integralmente o benefício para o consumidor.
Já no setor de duas rodas, a alíquota do IPI cai de 3% para zero. A indústria de motocicletas era uma das que mais foram atingidas pelo baque da crise. Sem crédito e sem nennhum benefício oferecido na primeira etapa do plano anticrise do governo federal, o consumidor de baixa renda terminou adiando a possibilidade de adquirir um dos inúmeros modelos de baixa cilindrada.
Se há benefícios, há também uma série de exigências. O governo federal renovou o benefício para a indústria automotiva usando o argumento de que o setor representa mais de 20% da economia nacional. Isso quer dizer que 1/5 dos recursos que circulam no País passa pela indústria de veículos.
A contrapartida, no entanto, é grande e tem que haver responsabilidade e comprometimento. O acordo da redução do IPI prevê ainda a manutenção de empregos pelas montadoras.
Redução do IPI
Carros 1.0 - de 7% para zero
Carros acima de 1.0 até 2.0 - 13% para 6% (gasolina) e 11% para 5,5% (álcool e flex)
Carros acima de dois litros - 25% (gasolina) e 18% (álcool e flex)
Picapes 1.0 - 8% para 1%
Picapes 1.0 a 2.0 - 8% para 4%
Motos - 3% para zero
Nenhum comentário:
Postar um comentário